domingo, 27 de julho de 2014

O QUE É O CAPÍTULO SÃO PAULO

                   O que é o Capítulo São Paulo                                      VOLTAR PARA A PAGINA PRINCIPAL
                    É uma equipe do Movimento Laudato Sí, de pessoas que se reunem mensalmente para estudar, orar e esforçar em por em prática atividades voltadas à ecologia, com ações sistemáticas voltadas ao conceito de ter o cuidado com nossa casa comum. 
               Somos Animadores que se reunem via internet podscat - com lives de uma hora e meia, para Estudar temas variados, com o objetivo, de nos informar, ter formação contínua, no Grupo do wats app cada qual trazendo novidades, Tendo assim uma formação continuada, Fundados neste tripé - Oração - Estudo e Ação. Nas reuniões podem ser abordadas por técnicos que nem sejam católicos. Importante é o conhecimento transmitido.
             Seguuimos tambem pela formação no esquema, VER - JULGAR - AGIR - ANALISAR E FESTEJAR.
             Nosso Capítulo é Regional, de diversas regiões e cidades do Estado de São Paulo. Somos Animadores e Animadoras que concluimos o Curso de Animadores,
             Nosso objetivo principal é adquirir essa formação e integralização, para auxiliar membros de outras comunidades para implantar um Capítulo na sua localidade, ou, fundar a pastoral da Ecologia Integral.                                                                                                       Francisco Moreno

FUNCIONAMENTO DE CAPÍTULOS.

O Ideal, dentro da lógica da sinodalidade, é que os grupos da Igreja, fossem formados, de baixo para cima, levando a vivência nas comunidades de base, para uma coordenação Geral.

Isso não foi possível no MLS, pois o(a)s Animadores(as), embora muitos pelo Brasil afora, são esparsos nas bases. Assim o Capítulo Regional, fomenta e enriquece o Movimento, com um ou dois membros de cada cidade, gerando um satisfatório entrosamento pela graça de Deus.

Contudo o foco principal permanece na formação de capítulos locais, ou, de Pastorais da Ecologia Integral – local.  

Vamos supor que numa cidade “tal” surjam 10 novos Animadores, nós não iremos trazer estes 10 para o Capítulo Regional, mas sim, dar todo apoio, toda ajuda, formação e orientações para formar um Capítulo na Cidade. Recomendamos que um membro destes, represente no Regional.  

O Regional, não é um Setor hierárquico, trata-se de um apoio logístico, de intercâmbio, um parceiro agregador, para trocar experiências, e orarmos unidos ao Pai Eterno. Sim, serve também para não sobrecarregar diretamente a Central do MLS. Mas se um  Capítulo local, quiser tratar diretamente à central, está livre para ser assim.

É muito importante, que toda atividade local, deva ser comunicada ao Vigário, principalmente se for Pastoral. E ao Sr. Bispo, quando diversas  Paróquias estiverem numa ação. E sendo Capítulo, deverá também ser informado à Central do MLS,  por mais simples que seja. Toda carta dirigida a uma autoridade, devera uma cópia ser enviada à Central.

Destacamos aqui, que não é necessário que todos membros tenham feito o Curso. Nosso Movimento é flexível, na integração e participação de todos. Qualquer Animador poderá fundar um Capítulo, por exemplo, só de jovens, ou de crianças, ou de pessoas da Melhor idade, ou só Universitários, bom que tenha em média 10 pessoas, e antes de iniciar, comunique e convide seu Vigário.   

Exemplo interessante, vem do Capítulo de Recife, que traz o diálogo inter-religioso, com uma Pastora Batista, uma Mulçumana, uma Babalorixá, um Pajé, uma Cacique, 3 freiras de ordem distintas, discutem o mesmo assunto, com olhares diferentes, mas com a  mesma visão.    

De qualquer forma, a Coordenação da reunião deve ser de um(a) Animador(a) do Movimento. As reuniões deverão ter como Guia a Carta da Laudato sí, com momento para a Mística ( Oração e Meditação ), um estudo de um tema (Formação) e, propostas de Ação (indicando propósitos individuais ou coletivos). É apropriado que a metodologia de discussão seja abordado pelo Método VER JULGAR E AGIR, AVALIAR E FESTEJAR. 

                                                                    FRANCISCO  MORENO

==========================================.


PORQUE  DIZEMS  CAPÍTULOS  - ESTE AGRUPAMENTO DE PESSOAS.  

CAPÍTULO DE PESSOAS

Embora seja simples, é comum confundirmos os termos: Grupo, Equipe, Time.

GRUPO: É a reunião de pessoas com o mesmo objetivo. Só que o desempenho é separado, é individual. A maioria entra num Grupo para satisfazer suas necessidades. Ou realizar seus sonhos pessoais. Trabalham unidos, mas o interesse é particular, seja de segurança, status, poder, autoestima, ou ainda, só para se ter uma companhia.  É comum compartilhar as informações, mas não existe uma colaboração mútua. Pode até coincidir os mesmos valores e ideais, mas o objetivo é individual (sentir-se bem).    

EQUIPE: Aqui, as pessoas se unem num esforço coordenado. Cada qual com seu papel, cada um com sua função. Mas, um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos.  O esforço de cada pessoa atinge o desempenho geral. Mesmo que cada um tenha valores e ideais diferentes, existe uma colaboração mútua, com um mesmo objetivo, e rígida disciplina, com líder ou sem líder. Pois é muito forte o desejo de se alcançar uma meta comum. Muito diferente de um bando.

BANDO: A pessoa não tem motivo nenhum de estar ali. Não há objetivo, muito menos valores, se reúnem ao acaso, topam tudo, fazem tudo. Alguém pode até ter alguma habilidade, mas isso é o de menos.  Decidem ao acaso e por conveniência do momento, fazer alguma coisa.  

TIME: é um conjunto de pessoas com habilidades diferentes, mas que unidos, buscam através de uma ação em comum, atingir uma meta. Aqui os membros conhecem todas as etapas do trabalho a ser realizado. Cada um tem sua função, mas todos sabem fazê-la também. Um bom exemplo é quando o goleiro, cobra um pênalti, ou, a defesa que avança e marca um gol. O mais importante é a habilidade de todos focando o mesmo resultado.

Cada qual tem sua especificidade, e sua importância de ser. Até mesmo um bando, se não for para prática criminosa. E, todos se reúnem em Assembleia.

ASSEMBLEIA: Lugar ou momento em que as pessoas estão reunidas, para ouvir, falar, aprender, trocar vivências e buscar direcionamento para a ação.  

CAPÍTULO: Muito utilizado numa Congregação religiosa, é a assembleia de clérigos, de  religiosos, reunidos em torno de uma regra, com participação de todos.  Se chamou Capítulo, desde a Igreja primitiva, porque o Abade, destacava com importância a leitura de um capítulo da regra do Mosteiro, debatendo entre eles.  Na ordem Franciscana existe o Capítulo Geral, o Provincial, e local. Foi São Francisco quem deu o nome de Custódia aos conventos pobres que dependiam de uma proteção especial.

CUSTÓDIA: Local ou maneira especial de se proteger, amparar, guardar, cuidar...     .O Ostensório que abriga a hóstia consagrada, é também chamado de Custódia. Ampara com zelo o Cristo, ali presente. Mas, São Francisco que via o Cristo presente no irmão ou na irmã necessitado, dizia: “ eles também precisam de Custódia. ”Os Carentes, precisam de amparo, bem como os miseráveis com fome, os sem saúde e os injustiçados.   

Na Encíclica Laudato Sí, o Papa recorda que todas criaturas são nossas irmãs; toda natureza tem a mesma base química idêntica aos humanos, mesmo assim, vamos devastando tudo, o solo, o ar, mares e rios. Aves e peixes sendo extintos, florestas inteiras sendo abatidas, e dizimando os animais e aves. Nosso planeta todo está precisando de uma gigantesca custódia. Todas pessoas de todas religiões deveriam num só objetivo, reunir na forma de capítulos, buscar direcionamento de Deus, para amparar e proteger, nossa Casa Comum. É o que o Movimento Laudato Sí se esforça em fazer.

                                                                                               Francisco Moreno. 

 VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo. Seja um colaborador.